PUBLICIDADE
Topo

Os benefícios de andar de bicicleta para o corpo

ECOA

13/01/2020 07h43

Andar de bike é uma paixão daquelas raras: que só traz coisas boas para a vida, sem poréns ou concessões. Se você se apaixonar por uma bike a agarre e não largue mais!

Além de ser agradável e divertido andar pela cidade em cima deste charme de duas rodas, você diminui a poluição do planeta e ajuda seu corpo a se tornar mais e mais e mais saudável.

Quando se pedala, você movimenta todo seu corpo, físico e mental. Dentre os inúmeros benefícios que o exercício da bicicleta traz ao corpo humano, separei sete para falar com vocês hoje.

Energia vital
Pedalar ajuda a deixar seu cérebro mais bem oxigenado e, com o suor do exercício, elimina toxinas do corpo com mais facilidade. E isso é uma grande coisa! Um cérebro saudável e um organismo livre de toxinas te garantem bem-estar e energia de vida para realizar todas as tarefas e compromissos do seu dia sem recair em lugares sombrios como o estresse.

Adrenalina no corpo
A prática do ciclismo deixa seu corpo com a sensação de ter levado um choque de adrenalina. É como se você tivesse vivido algo muito intenso que te garante aquele sorriso genuíno, que parece sem quê nem pra quê. É uma mistura de muitas beneficies para o seu corpo, com mente oxigenada, veias e artérias do coração tonificadas, endorfina sendo
liberada; vento no rosto e um estado de alerta para manter o equilíbrio e prestar atenção na sincronia do seu corpo com a bike e em tudo ao seu redor. Ufa! Coisa boa demais!

Pernas mais fortes
Andar de bike te ajuda a melhorar sua força, equilíbrio e coordenação motora. Como é um exercício que demanda mais forças das pernas, elas são as partes físicas mais beneficiadas. Se prepare para ganhar músculos tonificados, fortes e mais resistentes… Inclusive para dançar uma noite inteira e não sentir dor no dia seguinte. Só vantagens.

Mente mais ágil
Se você quer ter sua massa cinzenta brilhando, pedalar é o caminho certo! Pesquisadores do Beckman Institute for Advance Science and Technology da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, descobriram que com apenas 5% de melhoria na saúde cardiorrespiratória por meio do ciclismo, o aumento da capacidade cognitiva foi de 15% em testes mentais. Isso acontece porque, ao pedalar, você ganha novas células cerebrais na parte do hipocampo, que é justamente a área do cérebro responsável pela memória.

Anti ansiedade
Escolher o ciclismo como estilo de vida te ajuda a combater doenças ligadas à nossa saúde mental, como os distúrbios de ansiedade e a depressão. Em uma sociedade caótica, que te pressiona o dia inteiro de diferentes formas, encontrar saídas saudáveis para arejar a mente e liberar endorfina para o seu corpo é um presente que a bike te dá.

Fortalecimento dos pulmões
Como eu já mencionei acima, pedalar exige muito oxigênio! Por isso sua respiração será treinada intensamente – o que irá melhorar as condições dos seus pulmões. Chega de subir uma escada e ficar ofegante. Depois de iniciar a vida como ciclista você terá fôlego e disposição de sobra para fazer muita coisa… Se é que me entende.

Reduz risco de diabetes
A diabetes é uma doença cruel, que muitas vezes se instala no organismo de repente, sem a pessoa se dar conta. E andar de bicicleta é um ótimo aliado para combater a glicemia! Isso acontece porque quando você pedala com frequência o nível de açúcar no sangue é naturalmente equilibrado.

Sobre a Autora

Milo Araújo é designer e diretora de arte, pedaleira, caminhadeira e agora escrevedeira. Aprendeu a andar de bike sem as mãos recentemente.

Sobre o Blog

O pedal da Milo entra em ação, de olho na mobilidade urbana. Aqui se fala sobre formas de transitar, ocupar e viver as cidades.

Milo Araújo